A camisa com a Trefoil da Adidas entre entre os itens que mais mexem com o imaginário do torcedor. A camisa perfeita é aquela tradicional, simples, sem vários patrocinadores e apenas a logotipo utilizada pela empresa alemã nas décadas de 1970 e 1980. É comum em jogos do Atlético, ou até mesmo pelas ruas de Belo Horizonte, trombar com torcedores trajando uma camisa retrô do clube, com a logo Trefoil da Adidas, patrocínio da Coca-Cola e o número vermelho.
É uma camisa icônica entre muitos atleticanos. Porém, é um modelo dos sonhos, afinal em campo o time jamais usou ao mesmo tempo uniformes da adidas e o patrocínio da Coca. É verdade que as duas marcas estiveram nos uniformes alvinegros, mas em períodos diferentes. Mesmo não se tratando e uma camisa oficial, é a camisa considerada perfeita entre muitos alvinegros.
Sempre é importante relembrar!!
— Camisas do Galo (@camisasdogalo) November 14, 2019
Camisa com o patrocínio da COCA-COLA e fornecedora ADIDAS.. Essa combinação NUNCA existiu no Galo. pic.twitter.com/wLcx12EDzu
Quando o Atlético anunciou em dezembro de 2021 que voltaria ter os uniformes fabricados pela Adidas a partir de julho de 2022, logo a torcida criou a expectativa de ver belas camisas assinadas pela empresa alemã, tal qual aconteceu no início dos anos 1980. No entanto, passados quase três anos e meio e com data para a parceria se encerrar, é possível afirmar que a Adidas não vai deixar saudades.
Desde a falta de variedade de produtos nas lojas aos desenhos dos uniformes que nem sempre agradaram, a Adidas jamais tratou o Atlético com prioridade.
Cadê a minha camisa?
O contrato da Adidas com o Atlético se encerra em dezembro e não será renovado. Inclusive, o Galo já assinou com a Nike, que vai ser a fornecedora de material esportivo do clube pelas próximas quatro temporadas (2026 a 2029). O último ato da Adidas no clube alvinegro foi somente mais um dos desleixos da empresa alemã durante os três anos e meio de parceria.
Neste mês o goleiro Everson utiliza uma edição especial, em alusão ao Outubro Rosa, que é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. A campanha tem como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
No entanto, a belíssima camisa utilizada por Everson nos jogos contra Fluminense, Sport, Cruzeiro e Corinthians não será colocada à venda. Embora seja um layout padrão da Adidas para as camisas de goleiro da temporada 2024/2025, o modelo com as marcas do Atlético e os patrocinadores do clube não vai para lojas oficiais.
Seria necessária uma movimentação da Adidas com meses de antecedência, para produzir e distribuir o novo modelo. Portanto, falta tempo neste fim de ano. Sendo assim, a camisa 3 lançada algumas semanas atrás foi mesmo a última feita pela Adidas que foi colocada à venda.
Fica mais caro para os fanáticos
Esse é só mais um dos descasos da Adidas com os atleticanos. Não é a primeira vez que a torcida não é atendida na busca por uma camisa específica de goleiro, por exemplo. A estratégia da empresa alemã é colocar à venda somente uma das três cores utilizadas pelos goleiros atleticanos.
Nesta temporada, antes da camisa rosa, Everson já utilizou camisas preta, verde escuro e verde claro. No entanto, somente a camisa preta é encontrada nas lojas licenciadas pelo clube. Procedimento padrão, afinal isso também aconteceu em 2024 e 2023. No ano passado a camisa vendida foi vermelha, mesmo com Everson utilizado o uniforme amarelo na maioria dos jogos. Já em 2023 somente a camisa preta era comercializada.
Portanto, o atleticano que deseja a camisa rosa terá de apelar para colecionadores. Mas aí pesa muito no bolso. A camisa de loja custa R$ 399,99. Nada barato. Mas é mais em conta do que uma camisa preparada para jogo, que vai custar algumas vezes. Especialmente se for um modelo raro de utilizado poucas vezes, como é o caso agora.
Outubro Rosa 💗
— Atlético (@Atletico) October 4, 2025
No jogo de hoje, diante do Fluminense, o Galo entra em campo com um patch especial na camisa, reforçando a importância da prevenção e do cuidado com a saúde.
A luta contra o câncer de mama é de todos nós! 🎀 pic.twitter.com/gP13hRAUwS
Irritação dos lojistas
Não é só os torcedores do Atlético que tiveram dificuldades no período de contrato com a Adidas. Vários lojistas também enfrentaram diversos problemas com a empresa alemã. O principal deles foi a falta de abastecimento das lojas. Não foram poucos momentos em que as camisas oficiais do Atlético sumiam das prateleiras ou restavam somente alguns tamanhos.
Outro problema encontrado por lojistas foi a necessidade de se fazer pedidos com bastante antecedência. A tarefa não era das mais simples, afinal de contas a venda de camisas de futebol está diretamente ligada ao desempenho do time. Um pedido muito grande poderia significar prejuízo caso a equipe não desempenhasse dentro de campo. Por outro lado, um pedido baixo também poderia gerar prejuízo, afinal faltaria camisas em caso de boas campanhas.
Para completar, por muitas vezes os comerciantes foram surpreendidos com promoções surpresas realizadas no site da Adidas ou de parceiros da empresa alemã. Em algumas oportunidades foi possível comprar a camisa da temporada com descontos acima de 30%.







